para evitar quedas


Saiba como pilotar em trilhas

segunda-feira, 11 de maio de 2009
Tudo começa com um bom posicionamento para evitar quedas e melhorar sua performance nas trilhas, tanto as de baixa como as de alta velocidade. Muitas vezes pode-se sair de situações difíceis usufruindo apenas de seu equilíbrio, ficando de pé na moto e controlando o peso do corpo para deixar a motocicleta mais estável.
Evite frear ou acelerar de forma brusca, nunca deixe a embreagem apertada, use-a apenas para a troca de marcha.
Ao pilotar em trilhas, provas de enduro e cross-country a posição mais confortável para se estar na moto é em pé, com os joelhos levemente dobrados, as pernas segurando a moto, coluna levemente inclinada para frente e cotovelos dobrados, voltados para cima. Dessa maneira as imperfeições da trilha não incomodarão tanto na pilotagem.

DICAS DOS TRILHEIROS

quarta-feira, 16 de junho de 2010
1 – Use os equipamentos básicos de proteção até em trilhas leves:capacetebotascalçacamisa, luvas, joelheiras e colete.
2 – Leve ferramentas básicas para pequenos reparos;
3 – Em estradões resista a tentação de fazer curvas na contramão;
4 – Se for iniciante acelere com bom senso. E se mais a frente pegar uma curva com areia solta ou cava, já aprendeu a frear?
5 – Faça trilhas em grupo, além de muito mais divertido é mais seguro;
6 – Se a trilha for longa até o fim da tarde, verifique se todas as motos possuem farol, e se estão funcionando;
7 – Leve um celular e documentos, num bag que fique bem vedado (serve até saquinho zip loc, pegue na cozinha da patroa) caso você caia em um riacho, afunde num brejo ou pegue um toró, eles ficarão protegidos. A trepidação da moto nos bags de pára-lamas pode danificar celulares e câmeras, portanto leve os eletrônicos numapochete na cintura